06 agosto 2014

NOSTALGIA: GÊNERO ENROLA E DESENROLA




Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu resolvi escrever um pouco sobre uma série de livros que eu lia quando era pequeno. Os livros eram do gênero Enrola e Desenrola. Aí vocês se perguntam: Que gênero é esse? Os livros desse gênero são livros em que o leitor é o personagem principal da história, e no decorrer das páginas, ele tem que tomar uma decisão. Essa decisão permitia que você escolhesse seu trajeto e, consequentemente, seu final na história.

Exemplo: Você abre a porta do quarto e vê um homem armado.
Se você deseja fechar a porta e sair correndo, vá para a página 25.
Se você prefere entrar no quarto e enfrentar o homem, vá para a página 37.

Eu simplesmente amava esse gênero. Achava muito divertido, sempre que terminava de ler, voltava a ler do começo e seguia um caminho diferente, para descobrir outros finais!

Os livros eram publicados pela editora Ediouro,e fizeram sucesso no Brasil durante a década de 80. As obras também são consideradas precursores do RPG. Existiam as séries: "E Agora Você Decide", "Escolha Sua Aventura", "A Máquina do Tempo". Muitos autores escreveram livros do gênero, portanto cada livro de cada série era de um autor diferente. Infelizmente, esses livros não são mais vendidos, mas você pode acha-los em bibliotecas. 


Pesquisando um pouco, descobri que atualmente a Editora Verus adquiriu os direitos de seis títulos da série "Escolha Sua Aventura" no início de 2013. Caso sejam bem aceitos, a expectativa é de que os demais também possam ser adquiridos e lançados no país. Você pode encontrar as novas versões em grandes lojas onlines e livrarias.


CURIOSIDADE: Um dos autores das séries, o famoso R. L. Stine, escritor dos livros Goosebumps, lançou uma série que se chama "Give Yourself Goosebumps", uma versão dos livros nesse gênero. Infelizmente, nunca foi traduzida para o Brasil.
Download Checkout Time at the Dead-End Hotel (Give Yourself Goosebumps, No. 27)

E vocês, já leram algum desses livros? Ficou com vontade de ler? Pretende comprar as novas edições? Comente!


8 comentários:

  1. Boa!! Esse é do fundo do baú. Parabéns por relembrar esse gênero!

    ResponderExcluir
  2. Noossa, eu li varios desses livrinhos, e varias vezes! Quantas vezes nao voltava pro começo, até que eu gostasse do final que eu tive? Hahhaa! Muito desenterrada essa postagem =D Espero que os atuais lançados façam sucesso, nao conhecia! Que saudade, vontade de comprar so por nostalgia haha Mto boa postagem \o

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post de hoje, Marlon!
    Eu adorava esses livros quando era criança..
    Tinha um da Barbie, onde eu uma das personagens tinha o meu nome, já que o livro foi rodado especialmente para mim, na minha formatura da alfa, rs.
    Tomara que dê certo com a Editora Verus... Meu sobrinho de 6 anos iria adorar *-*


    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. A Maioria ainda é encontrada também no site Estante Virtual, em valores super acessiveis, entre 5 e 10 reais..
    Eu mesmo já comprei mais de 40 livros, para que meu filho leia quando crescer

    ResponderExcluir
  5. Bah, eu lembro vagamente destes livros,mas nunca cheguei a lê-los.
    Quem sabe agora eu vou atrás e recupero o tempo perdido? hehehe

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  6. Já li sim eram muito bons e creio que ainda tenho alguns originais guardados, depois vou procurar e reler depois de tanto tempo kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Já li sim eram muito bons e creio que ainda tenho alguns originais guardados, depois vou procurar e reler depois de tanto tempo kkkk.

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe onde encontrar? Amava esses livros!!!

    ResponderExcluir