24 agosto 2014

Bienal do Livro SP 2014 - Minha Experiência!



Oi galerinha do mal, tudo bem com vocês? Hoje é dia 24 de agosto, dia de bienal, mas eu aproveitei pra ir conferir o evento ontem. Acho que o post vai ficar um pouco grande, então peguem a pipoca, rs.
Obs: Eu sei, a última resenha do blog foi postada dia 05/08, mas eu prometo que essa semana vai ter resenha nova!

Vou começar falando um pouco sobre o evento no geral. Eu cheguei no Anhembi eram 8:45 da manhã. Fui de van, numa excursão da minha cidade. Já estávamos com os ingressos comprados então já fomos direto pegar fila. Só que a fila estava SO FUCKING GIGANTESCA! Hahah. Minha esperança foi por água abaixo, pois queria pegar uma senha pra ver a Cassandra, já que a do Harlan ia ser entregue às 8 horas e eu cheguei bem depois. Quando nós (eu e minha amiga Jaque) estávamos indo pegar fila, eu encontrei a Thati, blogueira do Nem Te Conto! (Recomendo o blog dela, viu gente, uma fofa!). 


                       -Eu e a Jaque-                                                  -Eu e a Thati-

Quando os portões abriram, fui uma correria só, até que finalmente ENTRAMOS!!! Saímos correndo pro estande da Editora Record, enquanto o resto do pessoal foi pro estande da Seguinte. Chegamos lá e as senhas já tinham esgotado. 



Então fomos pro estande da Novo Século, já que eu tinha vários livros de autores de lá pra pegar autógrafo. Primeira autora que encontrei: Renata Ventura. Gente, essa mulher é incrível, hahah, ela é muuuuuuuuuito simpática, transmite uma alegria contagiante, simplesmente amei falar com ela, sabe tratar muito bem seus leitores. Comprei o livro dela e ela autografou, e tirou foto! Eu de chapéu, heheh. Dos autores que eu estava procurando da NS, só encontrei ela lá no estande. 



Depois eu fui guardar alguns livros no guarda-volumes de lá, porque eu levei 10 livros e estava muito pesado. Guardei os da Renata e os da Cassie, já que não tinha conseguido senha (Se arrependimento matasse, não estaria escrevendo isso agora). Depois de zanzar mais um pouco, passei pelo estande da Gutenberg e encontrei a Barbara Morais, mas minha amiga quis almoçar então resolvi voltar lá depois. Com as energias repostas, andamos, andamos muito. Fomos em vários estandes, procurando autores, livros novos, conhecendo editoras, etc. Fomos no da Leya e tiramos foto no Trono de Ferro, de Game of Thrones! 


Voltei na Gutenberg e a Barbara não estava mais lá T.T Depois minha amiga quis ficar num estande e eu fui ao da Arqueiro, pois descobri que o Harlan Coben estava autografando os livros de qualquer pessoa, mesmo sem senha. O livro dele que eu tinha levado tinha ficado no guarda-volumes. Tive que comprar livros novos pra ele poder autografar. E eu tiro o chapéu pro Harlan. Atencioso, simpático, gentil com os fãs. Adorei conhecer ele, já que ele é meu escritor favorito *-* Pena que a pessoa que tirou a foto tremeu um pouco, então ela ficou meio borrada :(




Com os livros já autografados, voltei ao estande da novo século pra ver se mais algum autor tinha chegado, e caiu a ficha que eu tinha me separado da minha amiga e custou uns 45 minutos pra nos encontrarmos de novo. Nesse meio tempo, passei em frente a sessão de autógrafos da Cassandra e vi que ela estava assinando o livro de todas as pessoas, até de quem não tinha senha, mas a fila estava enorme, atravessava a bienal de uma ponta a outra. Decidi voltar depois, pois a chave do armário do guarda-volumes estava com a minha amiga e nos perdemos. Depois que eu a encontrei, voltamos lá, mas para nossa (minha principalmente) tristeza, a Cassandra já tinha encerrado os autógrafos :( Também reencontrei a Barbara andando pelo evento e consegui autógrafo e foto! Outra fofa!



Depois passei pelo estande da Novo Conceito e encontrei a Marina Carvalho. Demorou um pouco pra entrar no estande, porque a Novo Conceito estava liberando pequenos grupos de pessoas para entrar, assim como a Ed. Record. Ela foi muito gentil comigo, autografou meu Azul da Cor do Mar, e tirou foto!



Exaustos, fomos comer algo, e então eu voltei novamente à Novo Século e encontrei o Renan Carvalho. Queria que ele estivesse lançando o volume 2 de supernova na bienal, mas o livro ainda não está totalmente finalizado. Ele foi muito legal comigo, ganhei autógrafo e tirei foto também!




 CONSIDERAÇÕES
1. O evento estava MUITO cheio. Estava muito difícil de andar, muito quente, abafado, mal organizado, isso gerou desconforto.
2. Os livros são mais caros do que comprar em lojas onlines, então só compensa comprar livros de autores que estão no evento, pra pegar autógrafo.
3. Tudo lá é muito caro. Uma garrafa de água era 4 reais, um sorvete que a gente encontra por 3 reais estava 6, um combo SUPER simples do Bob's (da bienal) era quase 30 reais!
4. Tivemos que almoçar no chão. Quase não tem lugar pra sentar no evento, não tem bancos, etc.
5. Cartões de crédito estavam bem difíceis de serem usados, por conta do sinal da máquina, ou da fila. Os livros do Harlan eu tive que comprar em dinheiro.

Não coloquei fotos dos autógrafos que eu consegui pois eu estudo fora, e estava sem internet na cidade em que eu estudo, e achei que não iria conseguir fazer esse post, mas cheguei aqui e descobri que a internet voltou. Então não me preocupei em tirar foto dos autógrafos. Assim que eu conseguir eu atualizo o post com eles. 

Bom pessoal, é isso. O dia foi muito cansativo, mas valeu muito a pena. Quem já foi pode contar pra gente sua experiência e quem não foi, fique confiante que um dia conseguirá. Eu mesmo ainda não estou acreditando que eu fui pra bienal. Beijo grande pra quem acompanha o blog e pra quem curtiu o post, hahah. Fui!



4 comentários:

  1. Oi Marlon, caramba .. que legal!
    Queria muito poder comparecer pelo menos em um dia. Mas ano que vem, vou em todos os dia só para compensar! hahahahaha. É muito bom, melhor evento anual!

    Beijos!

    Clouds and Fantasy

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bacana! Em Bienal são poucas as promoções que valem a pena, o legal mesmo é conhecer autores e blogueiros queridos <3

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário não foi :( então vou comentar de novo.. o/
    Eu adorei te conhecer pessoalmente, você que é um fofo *-* Uma pena nos separarmos logo na entrada, né? Você foi atrás da Cassandra e eu da Kiera.. Uma pena ainda maior nenhum dos dois ter conseguido #blogueirosdadepressão rs!!! Apesar do CAOS tremendo, valeu a pena, né? Deu pra aproveitar..
    Ano que vem tem no rio, e acho super digno você vir hein o//

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Marloooon que inveja branca da sua ida à bienal e dos autografos e fotos que conseguiu rs
    Vem pra bienal do rio ano que vem ? Quero foto ctg tb poxa rs
    Beijinhos e amei ver sua tragédia no evento.
    Bjbj
    Http://garotaliterary.blogspot.com

    ResponderExcluir