21 janeiro 2014

[Resenha] Desaparecido Para Sempre - Harlan Coben

LIVRO: DESAPARECIDO PARA SEMPRE
AUTOR: HARLAN COBEN
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS: 320
AN0: 2010

SINOPSE:
No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, estaria vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente, e o FBI suspeita do envolvimento dela no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado. Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que foram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will. Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares - seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a topo tipo de pessoas e de informações.


RESENHA:

"No fim, a mais desagradável das verdades é preferível à mais bela mentira"

Vivo. É o que a mãe diz pra Will pouco antes dela morrer: que seu irmão Ken está vivo. Will acha que é um delírio da mãe, até que ele e sua namorada Sheila, uma mulher que não gosta de falar sobre seu passado (meio estranho isso, não? Acho que o amor é cego), encontram uma foto recente de Ken, o que acende as esperanças de Will. Seu irmão não estava morto e provavelmente nunca fora o culpado pelo assassinato de sua vizinha, Julie Miller. Mas quando Will quer investigar, Sheila o abandona misteriosamente. E pra piorar, impressões digitais de Sheila foram encontradas na cena de um crime no Novo México. Will se sente desolado, e pede ajuda a seu amigo e companheiro de trabalho Squares, também dono de uma famosa escola de Ioga, o que permite que ele conheça muitas pessoas e consiga informações. Will e Squares trabalham na Covenant House, uma instituição que ajuda jovens das ruas, fornecendo comida e abrigo a eles. Quando começam a investigar, Will descobre que está sendo vigiado por Philip McGuane e John Asselta, amigos de infância de Ken, mas que agora são grandes criminosos, que também estão em busca de Ken. Will e Squares começam a procurar informações sobre o passado de Sheila, e descobrem que ela era uma menina das ruas, trabalhava como prostituta. Conversam com um travesti, chamado Rachel/Roscoe que os ajuda a conseguir algumas pistas, como por exemplo, para quem Sheila trabalhava. Aos poucos, as peças desse enorme quebra-cabeças vão se revelando, e cada vez menos elas parecem se encaixar, afinal, o desaparecimento de Sheila, de Ken e a busca da polícia e dos criminosos por Ken, são fatos interligados. A investigação começa a ficar mais intensa depois que uma personagem é encontrada morta. Muitas mentiras e máscaras revelam que não se pode confiar em ninguém, e que nem sempre as descobertas serão agradáveis.

Para quem não sabe, eu sou aquele fã fanático pelos livros do autor Harlan Coben. Já li vários livros dele, e pra mim, o "mestre das noites em claro" é um gênio. Essa semana eu resolvi ler um livro dele e o escolhido foi Desaparecido Para Sempre. A diferença entre esse e os outros que eu já li, é que nesse não descobrimos o esquema do mistério no final, e sim faltando umas 65 páginas para concluir o livro, e eu achei isso muito legal porque eu fiquei com aquela sensação de "Nossa, será que é isso, agora só falta pegar e prender o bandido e pronto? Ou será que é uma peça que o autor nos prega?" Mas como sempre, Harlan nos surpreende no final - final que até, digamos, me comoveu, hahaha. A escrita do autor, apesar de ser bem descritiva, como todo livro policial deve ser, não é cansativa de modo algum. Esse tipo de livro flui rápido, pois deixa o leitor ávido para encontrar mais e mais descobertas. Uma coisa que eu acho bem legal nos livros do Harlan é que ele coloca personagens de um livro em outros, e no caso de Desaparecido Para Sempre, a personagem que aparece nele e em outros livros é a ácida advogada Hester Crimstein (eu adoro ela, e eu acho que todos os advogados do mundo gostariam de ser tão bom quanto ela). Por fim, os livros do autor não são apenas livros de investigação policial, mas mostram também os conflitos que existem entre famílias, e os sentimentos que os envolvem.

Sobre o livro físico, segue o mesmo padrão de todos os livros do Harlan Coben: Diagramação comum, folhas amareladas, capa com letras em auto-relevo, etc. Esse livro tem duas capas, embora uma delas não está em circulação. A capa nova é linda, acho que é a mais bonita de todos os livros do Coben, a ed. Arqueiro caprichou, mas acho que não combina tanto assim com a história.

Enfim, eu amei o livro, achei um dos melhores do Harlan Coben (acho que só perde pra Cilada, que é meu favorito) e recomendo a todos!

CAPA ANTIGA:
















3 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Tb sou uma grande fã do Harlan, e Desaparecido para sempre é o meu favorito dele até agr. Sou apaixonada por essa capa nova hahahah Bjss!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro mas ainda não li.
    A sua resenha está boa porém não acha que tem informações demais?
    Nem terminei de ler pois achei que você deu muitas informações que não deveriam ser dadas para quem ainda não leu o livro. ^^
    Assim tira o entusiasmo da leitura.

    ResponderExcluir