03 janeiro 2014

RESENHA: FEITA DE FUMAÇA E OSSO - LAINI TAYLOR

LIVRO: FEITA DE FUMAÇA E OSSO
AUTORA: LAINI TAYLOR
EDITORA: INTRÍNSECA
ANO: 2012
PÁGINAS: 384

SINOPSE:

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. 
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.
E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.


RESENHA:

"Era uma vez duas luas, que eram irmãs. Nitid era a deusa das lágrimas e da vida, e o céu era dela. Ninguém adorava Ellai, a não ser os amantes secretos."

Karou é uma estudante de artes plásticas. Ela tem um dom magnífico para desenhar, e todas as pessoas da escola onde ela estuda admiram seus desenhos. Na maioria das vezes, desenhos de monstros. Mal sabem eles que todos aqueles monstros são reais, e que juntos, formam a família de Karou. São chamados de quimeras, e Karou foi criada por eles desde pequena. Embora ela tenha a vida normal de um humano, é uma garota um tanto diferente, pois seu cabelo nasce azul, e Brimstone, o "quimera-chefe" de sua família está sempre mandando ela em missões - missões em busca de dentes - e Karou sempre tem que dar desculpas a seus amigos.  O livro começa com Karou aprontando com seu ex-namorado, Kaz, que não a deixa em paz. Todo o início parece uma história de uma adolescente e seus problemas, mas na medida que o livro avança, a autora apresenta os quimeras, e a relação de Karou com eles. Ela sempre quis saber para que servem os dentes que ela busca, mas Brimstone nunca revela. Até que um dia Karou tenta descobrir sozinha, e o que ela encontra a deixa surpresa. Havia algo muito maior naquilo tudo. Um segredo que poderia colocar todos os quimeras em risco. Quando Brimstone descobre que Karou o desobedeceu, fica furioso e a expulsa de casa. E então entram os anjos na história. Assim como existem os quimeras, existem os anjos, que são inimigos há muito tempo. Para Karou entrar em sua "casa" é necessário passar por um portal, e a notícia de que anjos estão queimando e fechando portais pelo mundo se espalha entre os quimeras. O que Karou não sabia é que um anjo fechou o portal para sua casa e agora ela está sozinha. E o que ela também desconhecia, é que ela se apaixonaria por esse anjo. E pra piorar, essa paixão pode dar início a um novo sonho de esperança. Ou seria pesadelo?

"— A guerra é tudo o que nos ensinaram, mas há outras maneiras de se viver. Podemos descobri-las, Akiva. Podemos inventá-las. Isto aqui é o começo. (...) Nós somos o começo."

Quando eu comecei a ler Feita de Fumaça e Osso, parecia um livro bobo para adolescentes. Eu achei que não conseguiria lê-lo por inteiro. Mas as coisas mudaram com a entrada de Akiva na história, o anjo por qual Karou se apaixona. A partir desse ponto, o livro transmite ideais sobre esperança, paz e amor, em meio a tanta guerra, fazendo com que o leitor reflita. O mistério sobre Karou vai se revelando aos poucos, e eu comecei a agilizar a leitura para saber logo qual era o grande desfecho. E que desfecho! Só me fez ficar com vontade de correr para a estante e começar a ler a continuação ("Dias de Sangue e Estrelas"). O livro é narrado em terceira pessoa, e é uma narrativa rica em detalhes. Sobre o livro, a Editora Intrínseca fez um belo trabalho. A capa do livro tem um efeito metálico brilhante, que chama a atenção, o livro tem folhas amareladas, a diagramação está tudo ok,  não encontrei erros de tradução ou digitação, e ele fica lindo na estante. 

NOTA:



SE VOCÊ GOSTOU DESSA RESENHA, SIGA O BLOG PELO GFC E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. OBRIGADO!

 

2 comentários:

  1. Olá pessoa!
    Sabe, minha opinião sobre esse livro é bem contrária a sua. Eu gostei bastante do livro no começo, principalmente da personalidade da Karou, porém não exatamente com a entrada do Akiva, mas com o desenvolvimento do romance deles, eu senti que o que a tornava única se perdeu. O que realmente salvou minha leitura foi o desfecho mesmo, que me trouxe um pouco de esperança para a continuação da história.
    No fim, minha curiosidade para ler a sequência se resume a saber como procederão os acontecimentos naquele mundo e com as personagens secundários e não os protagonistas.
    Apesar de não ter a mesma impressão que você, gostei da resenha, principalmente da forma que introduziu (sou péssima nisso, sempre tenho a impressão de estar soltando spoiler).
    Beijos e sucesso com o blog!

    Laryssa
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laryssa! Fico feliz que tenha gostado da resenha. E que bom que gostou do livro desde o início, mas infelizmente não foi o meu caso. Eu só achei que o livro ficou bom depois que o Akiva apareceu, mas em Dias De Sangue E Estrelas eu gostei desde o começo. Acho que você também vai gostar. Tem muito mais ação, e a história evoluiu bastante.

      Vou visitar seu blog também ;) Beijos
      Marlon

      Excluir