05 fevereiro 2014

[Resenha] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

LIVRO: O CIRCO DA NOITE
AUTORA: ERIN MORGENSTERN
EDITORA: INTRÍNSECA
ANO: 2012
PÁGINAS: 368

SINOPSE

A mágica vai começar... 
O circo chega sem aviso. 

Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba. 


RESENHA

Estava com esse livro parado na estante há muito tempo, e depois que uma amiga minha leu, eu resolvi lê-lo também. Não sei se foi uma boa ideia. Vamos primeiro contar um pouco da história:

— A magia não é razão suficiente para viver? — pergunta Widget.

Próspero é um famoso ilusionista, mas que não trabalha com truques, pois ele pode fazer magia de verdade. Ele tem uma filha chamada Celia. A mãe dela se matou e agora ela está com o pai. Devido a rivalidade que Próspero mantém com Alexander, um professor que "leciona magia", ele propõe um desafio mágico: Celia contra Marco, um menino de rua, que é escolhido por Alexander e aprende magia suficiente para que o desafio comece. E o palco desse desafio é um grande empreendimento, chamado Le Cirque de Rêves, um fantástico circo que só abre à noite, e que foi montado por Chandresh Lefèvre e um grupo de pessoas selecionadas, que frequentam jantares conhecido como Jantares da Meia Noite. Envolvido na história, está Bailey, um garoto que mora numa fazenda e se maravilha quando vai a Le Cirque. 

— Magia — repete o homem de terno cinza, transformando a palavra em uma risada. — Isso não é magia. É a forma como o mundo é, só que poucas pessoas arranjam tempo para parar e observar (...) As pessoas preferem acreditar que magia é apenas um ilusão inteligente, porque achar que é algo real não as deixaria dormir à noite, de medo da própria existência.

O livro fala muito do circo, nos mostrando o que cada tenda exibe, e é aí que a autora erra. Pouco enredo e muita descrição. Para os que amam circos de maneira intensa, esse livro fluirá como qualquer outro, mas para outras pessoas poderá ser um livro arrastado, como foi para mim. Não temos quase nenhuma informação sobre o desafio, e quando temos, são informações muito ocultas. A paixão de Celia e Marco, e o fato de que somente um deles sairá vivo dessa competição, são mencionadas na sinopse mas são fatos que aparecem um pouco antes do final do livro.

O livro teve uma construção muito bem feita, pois cada capítulo acompanha uma data, importante para que se entenda a história, há páginas em que a autora faz o leitor se sentir dentro do circo, e o final foi um final digno. Entretanto, nada disso supera a história pobremente desenvolvida.

Sobre a edição física: é linda, a capa é preta com o título brilhando, por dentro a diagramação é bem circense, as folhas são pólen soft, não encontrei nenhuma falha de digitação/tradução.

Para vocês terem uma ideia, eu demorei semanas para terminar o livro, e interrompi a leitura dele para ler outro livro (que li em 2 dias). Eu o recomendo apenas para pessoas que têm uma incrível paixão por circos.


NOTA:


SE VOCÊ GOSTOU DESSA RESENHA, SIGA O NOSSO BLOG E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. OBRIGADO!

6 comentários:

  1. Eu discordo um pouco de você rs.
    Não tenho nenhuma paixão por circos, mas esse livro me encantou, eu achei a descrição de cada tenda fantástica e muito bonita, me via tentando entrar dentro do livro durante toda a leitura. Ao contrario de você eu devorei o livro em 2 dias, fiquei completamente entretido com a narrativa.

    Bela resenha

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel

      Que bom que o livro te agradou. Eu gostei muito das tendas, e não reclamo disso. Mas acho que a autora perdeu um pouco de tempo no circo em vez de desenvolver mais a história, o romance dos dois, etc. Ela poderia ter focado mais no desafio.

      E obrigado, volte sempre aqui no blog :)

      Excluir
  2. Olá! Eu estou com esse livro esperando para ser lido, engraçado que já vi gente falando bem e gente falando muito mal. rs Vou tirar a dúvida quando ler, o Biel mesmo aí em cima, meu parceiro de blog, diz ter gostado e eu me identifico com o tipo de leitura que ele gosta.

    Aproveitando quero também convidar você para participar de uma coluna interativa que criei no blog que chama "Conte sua história", é aberta para qualquer blogueiro que queira contar como começou o blog, vou deixar o link onde eu explico tudo direititinho.

    http://bisbiblogando.blogspot.com.br/2014/02/conte-sua-historia.html

    Espero que goste!
    Bjinu
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luh! Então, acho que o gosto por esse livro varia muito, não é aquele livro 8 ou 80, que todo mundo gosta, ou não. Só mesmo lendo pra você saber (: Espero que sua leitura seja agradável.

      Vou procurar saber sobre o projeto, obrigado pelo convite.

      Beijos

      Excluir
  3. Ai, agora não sei se leio hahaha. Achava que ia ser chatinho, mas minha tia gostou muito e a gente tem um gosto parecido, às vezes rs. Mas não sou fã de circos...e pelo que você falou, a leitura parece ser bem arrastada. Não sei se vou conseguir curtir agora em época de faculdade =/

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís (: Então, meu gosto e o seu é diferente né, visto que você ama Sparks e eu detesto, KAOPSKAOPASKOPASK. Enfim, só lendo pra você saber se vai gostar ou não, mas deixe pra lê-lo quando tiver tempo. Como você disse, agora em época de faculdade talvez você nem vai aproveitar a leitura.

      Volte mais vezes aqui, hahah, sempre que dá eu passo lá no Resenhas...
      Beijos

      Excluir