18 setembro 2014

[Resenha] Todo Dia - David Levithan

TÍTULO: TODO DIA
AUTOR: DAVID LEVITHAN
EDITORA: GALERA RECORD
PÁGINAS: 280
ANO: 2013

SINOPSE:
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor. 

RESENHA:

Você já não é normal. Todo dia acorda em um corpo diferente, e tem que se adaptar à vida de cada pessoa. Aí num belo dia você acorda no corpo de um cara, e se apaixona pela namorada dele. Tem como ficar pior que isso? Tem. Essa é a situação de A, um personagem que não tem sexo definido pois a cada dia habita o corpo de uma nova pessoa, que tem a mesma idade que ele. Isso é a única coisa em comum. A resolve seguir algumas regras como não criar laços e não interferir na vida de ninguém, mas motivado pela bondade, tenta consertar os problemas das pessoas. Um dia ele acorda no corpo de Justin, um cara que não vale nada e tem uma namorada chamada Rhiannon. A se apaixona por ela. Para A, isso não é certo, pois não tem como ter um namoro firme mudando de corpo todo dia. Mas A não desiste. Todo dia ele tenta encontrar Rhiannon. Nesse meio tempo, conhecemos várias pessoas e seus problemas. A tenta ajudar essas pessoas da maneira que pode, e quase sempre dá certo. Até que um dia, numa busca por Rhiannon, A tem que abandonar o corpo de um menino comportado na beira da estrada, pois quando o relógio aponta Meia Noite ele está na estrada, e então muda de corpo. Esse menino desconfia que foi possuído e através do e-mail de A, que ficou conectado em seu computador, começa a infernizar a vida de A, querendo respostas. Respostas que nem mesmo A tem.


“(...) O corpo é a coisa mais fácil à qual se ajustar quando se está acostumado a acordar em um corpo novo todas as manhãs. É a vida, o contexto do corpo, que pode ser difícil de entender. Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou seu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa. Sempre foi assim.” 

A história que David criou é muito boa, diferente e original. Ela mostra que todos tem sentimentos e problemas. É um livro bem reflexivo, aborda diferentes tipos de personalidades A já foi esportista, a goartoa mais popular do colégio, drogado, depressivo suicida, gay, religioso, nerd, uma pessoa normal, etc) e problemas (Casos sérios de depressão, problemas com drogas, desavenças familiares, etc). A vida de A é muito triste e complicada. É um personagem muito forte e corajoso, já que tem que se adaptar todo dia a uma vida nova, e nem sempre é uma vida boa. O ponto mais positivo do livro são as lições de vida que o autor nos transmite. Ele mostra que existem vários quadros problemáticos e que cada um tenta carregar seu fardo e batalhar à sua maneira, e que não devemos desistir, pois tudo pode ser mudado.

 “Apaixonar-se por alguém não significa que você saiba como a pessoa se sente. Significa apenas que você sabe como você se sente.”

Sabe, acho que o David podia ter estendido um pouco mais o livro. A história é muito boa, mas quando terminei fiquei com aquela sensação de "está faltando algo". Sobre o final, obrigado pela parte que me toca, mas estava esperando descobrir o porquê de A ser assim, o porquê ele muda de corpo, todavia isso não acontece. Seria muito bom se houvesse uma continuação, mas por enquanto o David não tem planos pra isso. 

“Vivi toda minha vida desse jeito, mas você é a única coisa que me faz desejar não ser mais assim.”

Sobre o livro físico, a capa é maravilhosa. Muita gente não gosta, mas eu acho linda. A diagramação é simples, porém bem feita. Não lembro de ter encontrado nenhum erro de digitação. Em suma, gostei tanto de livro, que já comprei outro livro do autor, dessa vez foi "Invisível", do David em parceria com a Andrea Cremer, autora de Nightshade. E pra quem já viu a capa desse livro, deve ter percebido que foi o que inspirou o atual design do blog ^^ Pra quem gosta do gênero Young Adult, esse livro deve estar na sua estante sem falta. E se não estiver, melhor correr pra livraria!



7 comentários:

  1. Nossa, já tinha visto esse livro muitas vezes nas livrarias mas nunca tinha lido a sinopse! Parece espetacular, e sua resenha confirma isso.Com certeza vai estar entre minhas próximas aquisições literárias.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei sem folego! Adorei a resenha, amei de verdade. Estou correndo para adquirir o meu exemplar. Que história mais original. Acordar todo dia em um corpo diferente... Quero saber como é isso! Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marlon! Nossa, como eu amo este livro. Um dos meus preferidos! Ótima resenha, parabéns!

    Abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Uma onda de empatia por David se apossou de mim enquanto eu lia a tua resenha!!! Nesse momento senti uma vontade enorme de ler esse livro. Parabéns, afinal a função da resenha é convidar a ler o livro e a sua fez a mágica comigo e eu me pego querendo saber dessa história de amor diferente e vamos ver o que vou achar do fim do livro.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Marlon :)
    Já li ótimas resenhas sobre esse livro e aqui encontrei mais uma delas. Cada vez mais tenho vontade de ler esse livro. Ele já se encontra em minha lista de futuras compras.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Marlon!
    Ainda não li nenhum livro do David, mas vejo opiniões bem fortes em relação às suas obras.
    Alguns amam, outros odeiam, rs!
    Gostei muito da premissa de "Todo dia". Imaginar a vida de A não é fácil!!
    Beijinhos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Cada vez mais fico louca para ler esse livro *-*

    ResponderExcluir